sábado, 23 de novembro de 2013

Sustentabilidade



Ana Beatriz Miraglia e Rui Sérgio Murrieta, em "Preservação e desenvolvimento", encontrada no site de plataformas cientificas Scielo,  fazem uma critica ao livro "Terras Indígenas e Unidades de Conservação da natureza" de Fany Ricardo e Valéria Macedo, mencionando o desenvolvimento sustentável. Mas o que é desenvolvimento sustentável ?

Esse termo foi utilizado pela primeira vez em 1983, na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU. Desenvolvimento sustentável envolve o desenvolvimento social, econômico e o respeito aos recursos naturais. É quando há o crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para a geração atual e para geração futura. 

Com o avanço das cidades, principalmente apos a I Revolução Industrial, o homem vem esquecendo da natureza, preocupando-se só com o crescimento econômico, sem respeitar, sem conservar a natureza. O homem esta usando muito mais os recursos naturais do que a natureza consegue repor. Se esse ritmo continuar, em pouco tempo não haverá água nem energia suficiente para atender às necessidades do próprio homem.

Para que haja esse desenvolvimento, tem que haver a harmonização entre  o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. É preciso que o homem reconheça que os recursos naturais são finitos, e a partir daí, trace um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade. É fundamental que tenha mudanças nos padrões de consumo e conscientização da sociedade.

Mudar a forma de consumir seria um otimo caminho. Optar pelo consumo de bens produzidos com materiais menos ofensivos ao meio ambiente, evitar o desperdício, após o consumo cuidar para que os eventuais resíduos não provoquem degradação ao ambiente. A utilização dos três erres "redução, reutilização e reciclagem" é um bom começo. Em Salvador a quantidade de lixo recolhida em um dia é enorme, e de acordo com a Limpurb, apenas 5% do lixo são reciclados, sendo o ideal seria 15%. Ainda estamos longe da sustentabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário