sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Novas alternativas de Mobilidade Urbana


A crise da mobilidade urbana requer a orquestração e a continuidade de uma série de iniciativas que integram os diversos agentes públicos e privados. São traçadas diretrizes que envolvem a combinação das políticas de uso do solo, transporte e trânsito que devem compor a proposta de um modelo sistêmico em uma abordagem profunda que inclua as questões de oferta de infra-estrutura, distribuição nacional de viagens e monitoramento eletrônico do trânsito. E aí a cultura preventiva deve prevalecer em relação à corretiva. As questões de fluidez devem ter importância secundária em relação às de segurança no trânsito. Esta se resume na identificação e no gerenciamento de riscos envolvendo o fator humano, o meio ambiente, a via pública e o veículo.
[ Extraido da plataforma Scielo. Disponivel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000100007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  22  nov.  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392001000100007.]


Visando facilitar a mobilidade urbana e a vida dos baianos que precisam trafegar entre o porto e a BR-324, o governo do estado inaugurou no inicio desse mês a Via Expressa, criando uma nova alternativa para os motoristas.
O conjunto de faixas, elevados e túneis é apontado pelo governo como a maior obra viária de Salvador nos últimos 30 anos, após quatro anos de obras e de R$ 480 milhões investidos. Os 4,3 quilômetros da Via Expressa Baia de Todos os Santos, causarão impacto em áreas como Cabula, Retiro, Cidade Baixa e Avenida ACM, além de todos os bairros que margeiam a BR-324.
Atualmente, de acordo com a Transalvador, trafegam 2.030 veículos de carga diariamente na Avenida Bonocô, entre a Fonte Nova e o Iguatemi. Pela Via Expressa, os caminhões poderão trafegar durante todo o dia, sem restrições de horário. Mas a via não servirá apenas para caminhões. Das dez faixas de rolamento, quatro serão para veículos de carga e seis para tráfego urbano. 

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