domingo, 17 de novembro de 2013

O Uso Impróprio de Determinadas Praias





Um outro problema da cidade de Salvador, fruto da falta de consciência dos cidadãos e da efetivação dos projetos de revitalização por parte do governo em certas áreas e o descaso em outras de pequeno porte, além dos efeitos do lixo, é a impropriedade de uso de determinadas praias. A este fato, podemos citar os seguintes bairros: Costa Azul, Rio Vermelho, Boca do Rio, Pituba, dentre outros.
Tal abordagem encontra total clareza e fundamentação no artigo "Diagnóstico ambiental e avaliação da capacidade de suporte das praias do bairro de Itapuã, Salvador, Bahia" ( localizado na plataforma científica Scielo). Este, evoca a superlotação das praias e  a intolerância do indivíduo em preservar o meio que perpassa como um dos motivos que leva a deteriorização da mesma, acarretando problemas estruturais (falta de saneamento básico, poluição e a supressão da própria vegetação ali existente).
Em Itapuã, constatou-se a a ocorrência de fenômenos erosivos, esgoto, declínios, afloramento rochoso, como também, a presença de resíduos,algas espalhadas pela região costeira e desestruturação das barracas. O que acaba comprometendo atividades como o uso da pesca e opção de lazer.
É lamentável situações como esta, na qual grandes centros atrativos da cidade são afetados por atitudes não pensadas pelo homem, que age de forma impulsiva, ao degradar o próprio ambiente em que utiliza, O fato é que, os atos de hoje irão refletir em um futuro não tao distante.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), deve-ser ter atenção à estas localidades pela contaminação das águas provenientes dos córregos e pela própria ausência de segurança. O orgão, também, atenta para o banho de mar em períodos de chuva ou de maré agitada.
Ao governo é cabível a práticas de determinadas funções no ambiente social (progresso da cidade, justiça). Claro, entretanto, como haverá harmonização na eficácia da execução de determinadas ações administradas por um grupo de pessoas se o indivíduo atua de forma instantânea, não visualizando as possíveis consequências?
Diante da concepção de Weber, que centraliza suas análises nas condutas individuais bem como suas ações, para posteriormente compreender o meio social, podemos concluir que ,inicialmente, deve haver uma mudança na maneira de pensar do homem, em si, juntamente com a ponderação dos essenciais valores da sociedade para depois investigar o ser junto aos outros indivíduos. Dessa forma, haverá progresso!

Ana Luiza Quintela

Nenhum comentário:

Postar um comentário